quarta-feira, 24 de abril de 2013

AGRAVAMENTO DA SECA OBRIGA PREFEITURA DE PANELAS A CANCELAR O FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS - EDIÇÃO 2013

A prefeitura municipal de Panelas, no Agreste de Pernambuco, divulgou nota, justificando o cancelamento da edição 2013 do tradicional Festival de Jericos que acontece desde 1973 na cidade. O prefeito Sérgio Miranda já havia falado que se não chovesse ele iria cancelar o festival, cumprindo a promessa nessa quarta-feira (17).

Segundo a prefeitura, a cidade passa pela pior seca dos últimos 100 anos, a cidade tem cerca de 25 mil pessoas e durante os quatro dias do Festival de Jericos, esse número ultrapassa os 100 mil. Mas a falta de água não seria possível acomodar os turistas na cidade.

O evento é mais antigo que a Corrida da Galinha de São Bento do Una (PE), e surgiu na intenção de alerta as autoridades sobre a matança de animais na região. O festival vinha acontecendo próximo ao dia do trabalhador, 1 de maio, atraindo a atenção até mesmo da imprensa nacional.

Confira a Nota da Prefeitura na íntegra!

AGRAVAMENTO DA SECA OBRIGA PREFEITURA DE PANELAS A CANCELAR O FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS - EDIÇÃO 2013

Pela primeira vez desde sua criação em 1973, o FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS DE PANELAS não será realizado este ano.
O agravamento da seca que já é a maior dos últimos 100 anos no município, obrigou o Governo Municipal a cancelar o Festival Nacional de Jericos, que é um dos maiores eventos folclórico cultural do Nordeste brasileiro.

A cidade está em colapso total, não há abastecimento de água desde fevereiro, quando foram realizadas audiências com as presenças do Ministério Público, Promotor Dr. Ernando, dos representantes da COMPESA e do Prefeito do município Sérgio Miranda. A época ficou acordado que a COMPESA abasteceria a cidade com carros pipas e viabilizaria em caráter emergencial a transposição de águas da Barragem Patameiro o que resolveria o problema do desabastecimento de água do município, e que, o prazo de execução desta obra seria de 45 dias a contar da contratação da empresa que realizaria o serviço.

30 dias se passaram e como nada foi feito os moradores organizaram um protesto com fechamento por mais de 20 horas da BR 104 e PE 158. No dia, a COMPESA precionada, começou de forma mais regular a realizar o abastecimento com carro pipa, mas até agora, a solução do problema com a transposição da barragem Patameiro, nada de sair do papel.

Dois meses se passaram, hoje em Panelas os moradores da cidade não tem água suficiente nem para o consumo doméstico, imagine para atender 100 mil turistas que visitariam a cidade durante os dias do evento. Se Panelas não tem água nem para a população do município, imagine garantir a higiene para toda esta população flutuante. Água para banho, higienização dos órgãos públicos, limpeza das ruas e todo o uso doméstico. Que impressão os turistas levariam da cidade? Uma cidade suja? Desorganizada, sem estrutura para o tamanho do evento?. Por tanto, preocupado em preservar o nome da cidade e a tradição cultural do Festival, o Prefeito do município Sérgio Miranda está cancelando o que seria a 41º edição do Festival Nacional de Jericos.