sábado, 21 de abril de 2012

A ESTIAGEM EM PERNAMBUCO PODE VIVER SECA MAIS GRAVE EM 30 ANOS

Já são 29 cidades em estado de emergência e mais de 300 mil pessoas atingidas


Pernambuco está na expectativa de viver uma das piores secas da história. Diagnóstico do governo do Estado aponta que tem chovido de 50% a 75% menos do que a média histórica dos últimos 30 anos no Sertão e Agreste. Já são 29 municípios em estado de emergência por causa da estiagem. Mais de 300 mil pessoas estão diretamente atingidas pela seca.

Nesta sexta-feira, a cúpula do Executivo estadual se reuniu para consolidar os dados em um documento que será entregue pelo governador Eduardo Campos à presidente Dilma Rousseff em encontro marcado com chefes do Executivo no Nordeste, segunda-feira, em Aracaju, Sergipe.


De acordo com o secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo, o Estado pode reviver os anos de 1983 e 1984, quando enfrentou uma grande seca. “Já há prejuízo na agricultura e pecuária. Vamos fazer esse levantamento para constar no documento que será entregue à presidente”, explicou.


Segundo ele, a ideia do encontro dos governadores do Nordeste com ministros e a presidente é traçar ações e conseguir ajuda do governo federal para enfrentar a estiagem. “Vai ser mostrado à presidente um diagnóstico do que está acontecendo em Pernambuco, principalmente no Sertão e Agreste, que é extremamente grave. Num segundo momento, queremos trazer ações que possam ser implementadas para resolver essa situação. Há dois tipos de ações: uma de caráter geral, que pode atender o Nordeste todo, e outras especialmente para Pernambuco.”

Nenhum comentário: