segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Caos no abastecimento de água em Brejo, Compesa ainda não sabe de onde vai buscar água


Foto mostra a triste situação da Barragem de Santana 2

A Compesa está com sérios problemas para resolver em Brejo da Madre de Deus, as Barragens de Santana 1 e 2 estão secas, e o colapso no abastecimento d’água na cidade trouxe nesta terça-feira (19), o Gerente Regional do Alto Capibaribe, Artur Correa, para montar uma estratégia junto com o Gerente local da Compesa José Hosano.

O Radialista Atahanderson Mesquita entrevistou os dois no programa Mistura de Ritimos na Rádio Colinas FM.
“No momento estamos abastecendo algumas ruas com carro pipa, no lata a lata. Mas estamos vendo que a pouca água que tem em Santana 1 vai acabar logo, teremos que fechar para que a barragem se restabeleça”disse José Josano.

Hosano ainda falou da seca severa que está castigando nossa região, e que há 15 anos quando a cidade teve outro colapso no abastecimento, a situação foi mais favorável.

“Em 1998 quando tivemos um colapso no abastecimento aqui em Brejo a situação foi mais favorável, a barragem de Santana 1 recebia um fluxo melhor e se restabelecia em apenas um dia, hoje, temos que fechar por oito dias para que a barragem possa encher de novo, muitas nascentes secaram”, concluiu.

Artur Correa disse que a Compesa não medirá esforços e buscará alternativas para o abastecimento.

“Estamos montando estratégias e parcerias para combater este colapso e abastecer os nossos consumidores, estamos estudando as possibilidades de buscar água em Caruaru, Toritama, Belo Jardim e também colhemos amostras d’água das barragens do Oitis e de Taboquinha, já mandamos para análise, todas são possibilidades”, disse Artur Correa que completou.

“Em relação às contas de água, até a semana que vem chegará para o consumidor, à conta de água referente ao mês de Janeiro, mês em que o abastecimento foi pelas torneiras. Então a Compesa vai suspender as contas até que volte a abastecer a população pelas torneiras novamente. Mesmo com o lata a lata, a conta ficará suspensa, sem custo algum para o cliente”.

No encerramento da entrevista Hosano falou sobre as chuvas que caíram no domingo e na segunda em Brejo da Madre de Deus.

“As chuvas só aconteceram da entrada do Sítio Cavalo Ruço pra cá, sou seja, não choveu na zona brejeira. Sempre quando chove por lá a água vai para as barragens”, finalizou o Gerente da Compesa em Brejo, JoséHozano.

Na Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) que fica localizada na Rua São José, a Compesa instalou algumas torneiras que estão disponíveis para a população pegar água. Muitos estão se deslocando de vários bairros em Busca de água tratada.

Alguns cacimbões no centro da cidade deverão ser abertos a população em breve.

Mais informações sobre o abastecimento d’água em Brejo da Madre de Deus, você fica sabendo no Programa Mistura de Ritimos na Colinas FM e no Estação Notícias.

Fotos mostram cidadãos buscando água na ETA que fica por trás da Igreja de São José e a Barragem de Santana 2 seca totalmente.

Nenhum comentário: