terça-feira, 14 de maio de 2013

Pentacampeonato tricolor nas arquibancadas do Recife






Pernambucano 2013, final: Santa Cuz 1x0 Sport. Crédito: Rede Globo/reprodução

No gramado, com a bola rolando, o Santa Cruz conquistou o tricampeonato estadual. Nas arquibancadas, em presença de público, uma sequência ainda maior, com o penta. Apesar de ter registrado mais um índice acima de 20 mil pessoas, a Cobra Coral teve neste ano o menor entre os dados do tri no futebol.
Na postagem, reproduções de imagens áreas na transmissão da final de 2013, no Arruda e na Ilha do Retiro. Apesar do visual, o total de torcedores nos dois clássicos foi de 65.017, o mais baixo das últimas três finais das multidões. Em 2012 foram 76.080. Em 2011, a melhor marca, com 92.412 pessoas.
Esse dado se reflete na média dos três grandes clubes na recém-encerrada competição, com uma grande redução em relação à edição passada. As quedas foram de 27,9% (Alvirrubro), 22,2% (Tricolor) e 32,3% (Rubro-negro).

Média de público de Náutico, Santa Cruz e Sport no Campeonato Pernambucano de 2005 a 2013. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Abaixo, os números de Náutico, Santa e Sport nos jogos como mandante no Estadual, com dados absolutos e confrontos apenas contra os clubes pequenos. A diferença no número de partidas se deve ao fato de o Timbu ter disputado o primeiro turno, enquanto os rivais estavam na Copa do Nordeste.
1º) Santa Cruz – 8 jogos como mandante no Arruda
Total: 165.751. Média: 20.718. Contra pequenos (5): 66.202 e média de 13.240

2º) Sport – 8 jogos como mandante na Ilha do Retiro
Total: 103.913. Média: 12.989. Contra pequenos (6): 58.500 e média de 9.750

3º) Náutico – 12 jogos como mandante nos Aflitos
Total: 98.425. Média: 8.202. Contra pequenos (10): 67.735 e média de 6.773


Pernambucano 2013, final: Sport 0x2 Santa Cruz. Crédito: Rede Globo/reprodução


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As milionárias marcas dos clubes, com Sport e Náutico entre as 20 maiores



Ranking do valor das marcas do brasileiros em 2013. Crédito: BDO/Consultoria

Como analisar a marca de um clube de futebol? Títulos, estrutura, torcida, audiência, desempenho recente, saúde financeira e outras inúmeras variáveis.
A consultoria BDO, especializada no mercado futebolístico, acaba de divulgar a nova versão de seu estudo anual sobre sobre o valor de 23 clubes brasileiros. Para se chegar aos dados foi usado uma métrica com 18 variáveis.
Do Nordeste, entraram Bahia, Vitória, Sport e Náutico. Entre os maiores clubes da região, apenas o Santa Cruz não foi avaliado desta vez. O valor agregados das marcas desses 23 clubes alcançou R$ 6,06 bilhões, com 9% de aumento em relação ao ranking de 2012, com uma projeção de R$ 5,57 bilhões.
O Sport teve um crescimento acumulado de R$ 6,3 milhões em 4 anos (17%).

Projeção da marca do Sport em 2013. Crédito: BDO/Consultoria

O Náutico teve um crescimento acumulado de R$ 8,5 milhões em 4 anos (28%).Projeção da marca do Náutico em 2013. Crédito: BDO/Consultoria


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quase 2.500 minutos de futebol ao vivo no Pernambucano



Semifinais e finais do Pernambucano 2013. Arte com fotos de Paulo Paiva e Teresa Maia/DP/D.A Press
A confusa estrutura do Campeonato Pernambucano deste ano influenciou diretamente (de forma negativa) no número de partidas transmitidas ao vivo na televisão. Ao todo, 27 dos 138 jogos da competição  – que concorreu com a Copa do Nordeste – foram exibidos, considerando a tevê aberta, canais por assinatura e pay-per-view. Isso corresponde a 19,5% de todo o torneio. Na ordem de jogos, Sport 13, Santa Cruz 10, Náutico 10.
Curiosamente, apesar do regulamento completamente diferente, a edição do ano passado também teve 138 jogos. No entanto, os três grandes clubes disputaram os dois turnos. Assim, o número de partidas na televisão foi bem maior, com 38 (27,5%). Na ocasião, Sport 18, Santa Cruz 15, Náutico 15.
Já em relação às maiores audiências em 2013 os dados devem ser divulgados no próximo plano de ação da Rede Globo para captar patrocinadores. Confira os números do Ibope Media Workstation sobre o Estadual nos anos anteriores aqui.
Abaixo, os dados absolutos da transmissão em sinal aberto.
2013 – 23 pontos, 53% de participação e 550 mil telespectadores por jogo
2012 – 24 pontos, 55% de participação e 524 mil telespectadores por jogo
2011 – 24 pontos, 53% de participação e 526 mil telespectadores por jogo
2010 – 25 pontos, 53% de participação e 541 mil telespectadores por jogo

Os direitos de transmissão do Pernambucano foram vendidos à emissora até 2014, por R$ 1,32 milhão por temporada. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Jogos do Campeonato Pernambucano de 2013 exibidos ao vivo na televisão







Nenhum comentário: