quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tremor de terra 2.5 assusta moradores de Belo Jardim nesta noite de quinta feira



   Ontem, 30/05, à noite, recebemos diversos telefonemas e mensagens de internet acerca de um evento que foi sentido nos municípios de Sanharó, Belo Jardim e São Bento do Una.
    Hoje, analisando os dados das diversas estações ligadas via internet ao LabSis verificamos que o evento foi registrado em diversas delas. O evento ocorreu às 23:26 UTC (20:26 hora local), teve magnitude preliminar estimada em 2.5 (RCBR) e epicentro no município de Cachoeirnha, no limite com os municípios de Belo Jardim e Tacaimbó.
    O mapa epicentral é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. Em destaque, os limites do município de Cachoeirinha.
    O registro do evento na estação NBLI (Livramento-PB, RSISNE) é mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro do evento na estação NBLI.
    Esse evento é mais um exemplo da atividade sísmica ao sul do Lineamento Pernambuco assim como os eventos de Alagoinhas e Belém de Maria-Cupira, em 2010. Os casos até agora estudados com redes locais, ao sul, constaram que a atividade não está diretamente correlacionada com o Lineamento Pernambuco e suas ramificações.

 Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS

Um tremor de terra assustou os moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (30). De acordo informações preliminares, o tremor foi percebido por volta das 20h30. 

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável pelo monitoramento de abalos sísmicos no Nordeste, ainda não se pronunciou sobre o tremor.

Muitos moradores aproveitaram as redes sociais para desabafar. "Atenção, forte tremor de terra apavorou toda vizinhança do meu bairro, em Belo Jardim, PE. Moro próximo a uma falha geológica", postou @NatalicioRM. "Tremor de Terra aqui em Belo Jardim. #pânico", complementou a usuária @Andresa_Dagg.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco foi acionada para buscar informações sobre possível problemas causados pelo suposto abalo na cidade.

 

Nenhum comentário: