quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

​Fósseis pré-históricos são encontrados em Pesqueira (PE). Ossos seriam de um megassauro

reg-01.jpg
pesqueira pe





Fósseis pré-históricos foram encontrados na zona rural do município de Pesqueira, no agreste pernambucano. A descoberta foi feita por um grupo de agricultores que trabalhavam na escavação para a construção de uma barragem em uma propriedade privada no sítio Mutuca, a aproximadamente 15 quilômetros da área urbana da cidade. As escavações para o reservatório começaram há mais de um mês, mas há quatro dias os fósseis foram encontrados.
 
“Estávamos trabalhando há dias no lugar. Na última sexta-feira (4), quando a máquina puxou a terra, veio um monte de ossos grandes. Eu e meus companheiros começamos a catar. Eram muitas, mais de 50 peças e estavam todas juntas”, contou o agricultor Dogival Luiz dos Santos, de 35 anos.
 
O departamento de Paleontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) explicou as possibilidades da espécie cuja ossada foi encontrada. “Baseando-nos na descrição da estrutura encontrada, podemos afirmar prematuramente que pode se tratar de um megassauro, um tipo de mamífero que viveu nessa região há aproximadamente 50 mil anos. Eles mediam até seis metros de altura e se alimentavam de vegetação”, relatou a doutoranda em Geociência pelo laboratório, Fabiana Marinho.
 
A acadêmica enfatizou ainda que os megassauros não podem ser considerados dinossauros porque se diferem tanto no período em que viveram, quanto na classe, já que são mamíferos e répteis, respectivamente. As escavações foram interrompidas e os agricultores esperam os paleontólogos para verificar os ossos. Esse pode ser o segundo registro de megassauros feito na cidade de Pesqueira. O primeiro ocorreu no ano de 1938 no Sítio Lage Grande. (Fonte/foto:Folha PE)

Nenhum comentário: