quinta-feira, 6 de junho de 2013

Falta de chuvas no Sistema Bitury preocupa Compesa em belo jardim-pe

Gerente da  Compesa - João Rafael
Gerente Regional da Compesa em Belo Jardim, João Rafael concedeu entrevista ao blog No Giro da Cidade e a Rádio Belo Jardim FM e falou da situação do Sistema Integrado Bitury de água. 

Segundo ele a Barragem do Bitury está com apenas 12,38% de sua capacidade e a Barragem do Ipojuca conta até o momento com 48%. 

Por tudo isso, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó e Sanharó, caso não chova o suficiente na região essa água só chegará até o final do primeiro semestre de 2014.

Foto: Internet
Atualmente 95% da água que a população recebe sai da Barragem do Ipojuca e apenas 5% vem do Bitury. É feito um controle bacteriológico nesta água, porém o nível de cloreto ainda está um pouco acima do permitido, cerca de 800/mg por litro. O gerente João Rafael explicou que se fosse feito um controle mais minucioso Belo Jardim iria receber água, apenas 1 vez por mês e na condição que se encontra a cidade, essa situação não tem como acontecer.

O Sistema Integrado Bitury abastece Belo Jardim e Sanharó a cada 7 dias, já em Tacaimbó e São Bento do Uma o fornecimento de água é o seguinte: 7 dias com água e 21 dias sem o líquido. Portanto é necessário que a população evite o desperdício de água como, por exemplo: lavando calçadas, carros e motos, deixando a torneira aberta durante a escovação e também deixando o chuveiro aberto enquanto se ensaboa no banho. Se você conhece ou viu alguém desperdiçando água a Compesa disponibiliza dois números para você entrar em contato com a companhia: 0800 081 0185 e 0800 081 0195.

João Rafael ainda falou sobre a assinatura da ordem de serviço da Adutora do Agreste, que segundo ele é muito importante para Belo Jardim e o Agreste Pernambucano que é a região onde os índices de chuva são os menores do Brasil, ficando atrás até do Sertão que além de ter a proximidade do Rio São Francisco, a população dessa área de Pernambuco é menor que a do Agreste.

Nenhum comentário: