quinta-feira, 11 de julho de 2013

43ª Festa das Marocas homenageia compositores da música da “Redenção”

Da esquerda para a direita: Geovane, Nego Rico, o Prefeito João Mendonça e Patrício.
 
O prefeito João Mendonça e a Primeira Dama do Município, Isabelle Mendonça, que já comandam a festa pela nova vez, resolveram este ano homenagear na 43a edição da Festa das Marocas, os criadores da música símbolo da festa “Belo Jardim na Redenção”, composta pelos músicos Nego Rico, Patrício e Geovane (filho de Nego Rico).

A dupla de aboiadores Nego Rico e Patrício se conheceram na década de 90 por intermédio do ex-vereador Maninho de Jacó e de pronto decidiram cantar juntos. O sucesso da dupla de aboiadores de Belo Jardim foi imediato, se estendendo para outras regiões. Em 1993 eles gravaram o primeiro vinil e no ano de 1994 estouraram com a gravação do CD, que tinha a música ‘Redenção em Belo Jardim’.

Turma da Camisinha
A música ‘Redenção em Belo Jardim’ foi criada pela dupla com a participação de Geovane que sempre acompanhou os músicos e vivenciava a festa da redenção em Belo Jardim participando do bloco “Turma da Camisinha”, citada na música. Por saberem o quanto essa grande festa era aguardada pela população, sentiram falta de uma música marcante que homenageasse a festa e resolveram compor uma letra que retratasse o começo o meio e o fim da festa


A música foi apresentada ao inesquecível Otoni Rodrigues, mais conhecido por Otoni Propaganda neste mesmo ano, quando Geovane entregou uma fita K7, na época, ao “controlista” do trio, que na mesma hora ouviu e passou para Otoni que já colocou para 
tocar, na sexta-feira, na famosa descida do carro da Pitú.

Durante o período da festa a música foi tocada muitas vezes e quando não estava tocando era pedida pela população. A partir daí ‘Redenção em Belo Jardim’ tornou-se o hino oficial da festa e não saiu mais da cabeça dos belojardinenses desde então.

Eles ficaram bastante gratos ao prefeito João Mendonça e ao Secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Luiz Carlos, pela homenagem após 19 anos desde a criação e lançamento da música. Os músicos completam que “finalmente fomos reconhecidos, pois nestes 19 anos, todo belojardinense sabe cantar a música, mas muita gente não conhece os compositores, e com a homenagem, todo mundo irá saber que fomos nós” finalizam.

Sobre a expectativa para esta edição da festa os músicos se sentem muito felizes em participarem como homenageados do que para ele é a “maior e mais bem organizada festa da redenção”. Segundo Geovane, é um privilégio e uma satisfação muito grande ter sido um dos homenageados, deixando no ar a possibilidade de dar uma ‘pallhinha’ da música para relembrar os velhos tempos na descida do trio Asas da América com Geraldinho Lins na sexta-feira (12).

Nenhum comentário: